Tipos de Amigo

        
         Não conheço muitas palavras para definir as variadas formas pelas quais as pessoas ganham significado na vida da gente, então resolvi fazer algumas observações quanto ao uso da palavra "amigo".
         Muitas pessoas dizem que amigo mesmo têm poucos e que qualquer pessoa, mesmo que próxima, conhecida ou presente, não deve obter o mesmo adjetivo que um legítimo amigo de longa data e confiança inabalável.
         Outros dizem: “amigo não, conhecido” ou “conhecido não, colega”, ou “o carinha que mora logo ali”, e por aí vai. Mas há muitas pessoas que não se encaixam nesses adjetivos, e são alguns desses muitos tipos de amigos que se identificam assim:
  • Amigo de emergência - Aquele que aparece na hora que você mais precisa, que pode ser até um estranho até o momento, mas que dá todo o apoio, atenção, conversa e aconselha como um bom amigo faria. Mas depois que tudo fica bem cada um segue seu caminho e depois mal se veem.
  • Amigo de época - Aquela pessoa que fez parte de um momento da sua vida, que esteve com você e contribuiu de algum modo naquela fase que você viveu. Essa pessoa, por um tempo, foi um bom amigo com quem você pôde contar. De quem guarda boas recordações, mas hoje em dia segue um caminho diferente.
  • Amigo da onça - Desse é melhor manter distância, é aquele que está perto de você só pra poder conhecer seus passos, e fica espreitando à espera de um momento propício para  lhe passar a rasteira.
  • Amigo banqueiro – Aquele que te ajuda na$ hora$ mai$ difícei$.
  • Amigo pão-duro – nunca participa da coleta pro lanche.
  • Amigo canalha - Quem tem um amigo desse não precisa de inimigo. É a pessoa que gosta de você, sai junto, e às vezes, até ajuda quando lhe é conveniente. O amigo canalha não tem aquela consideração que você esperava. Fala mal de você na sua cara pra qualquer um. Nunca vai ser seu cúmplice, pelo contrario, quando a chapa esquentar ou ele vai acusar você ou sair correndo.
  • Amigo baladeiro – Aquele que é uma ótima companhia nas baladas, farras e festas.
  • Amigo Todinho – Companheiro de Aventuras.
  • Amigo interesseiro - Aquele que fica por perto e ajuda você enquanto você tiver algo que ele possa tirar proveito, seu dinheiro, sua popularidade, seu carro, seus bens... Coisas assim.
  • Amigo Maisena – Você mexe e ele engrossa.
  • Amigo Bombril – mil e uma utilidades.
  • Amigo virtual - Quase todo mundo tem um amigo que só vê por fotos na internet, nos facebooks da vida. Tem casos que o amigo virtual não é nada do que diz ser, é um fake, uma farsa usada pra alcançar os seus mais psicopáticos objetivos.
  • Amigo imaginário – Aquele que só você vê e geralmente só fala com ele quando está sozinho.
  • Amigo sem noção – É o amigo que não se importa o quão ridículo parece, ou o mico que faz você pagar quando estão juntos, nem as loucuras que é capaz de fazer pra se divertir, e, às vezes, não tem a menor noção do que está fazendo, mas faz assim mesmo.
  • Amigo verdadeiro - Esse merece o nome Amigo no seu mais puro sentido. É aquele que está sempre com você, sempre disposto a ajudar, se importa realmente com você, apoia e também briga se for preciso. O Amigo verdadeiro não se esquece do seu amigo, não importa quão longe estejam um do outro, ou há quanto tempo não se vejam. A amizade perdura e sempre com a mesma força, o mesmo afeto, a mesma preocupação. Os laços da amizade verdadeira nunca se desfazem, pelo contrário, se fortalecem. 
           E ainda têm muitos por aí. Talvez você até conheça algum desses também, quem sabe tenha um amigo que não está nessa lista, se tiver, boa sorte!

Verdadeiros amigos são preciosos demais para serem esquecidos, valiosos demais para serem trocados, importantes demais para serem ignorados, verdadeiros demais para serem substituídos e raros demais para serem perdidos.

Autor: Edinei Lisboa / Argonauta021 (com a ajuda de alguns amigos e um pouco de pesquisa)
fontes de pesquisa: google
Imagens: google

4 comentários:

  1. Sabe amigo, por experiência própria eu afirmo que amigos de verdade são aqueles que suportam a sua felicidade. Porque quando você está triste, aparecem várias pessoas na sua vida, parece que estas gostam do sofrimento alheio, vai saber... mas quem fica realmente do seu lado quando tudo está bem e você está feliz, estes realmente gostam de você como um amigo de verdade!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem toda razão Du! obrigado pela visita e pelos seus comentários que são sempre recheados de um teor inestimável. Abração!

      Excluir
  2. Bom dia Argonauta

    Sem amigos nada somos, mas a questão é saber diferenciá-los corretamente, pra que não haja decepções e mágoas.

    Seu texto foi bem claro. Gostei muito.

    Linda sexta pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Argonauta.
    Mesmo de férias você não deixa de escrever.
    Parabéns.
    Adorei o texto.
    Grande abraço.
    "Não cora o livro de ombrear com o sabre"

    ResponderExcluir