Eentrevista com L. L. Alves, autora de vários sucessos lietrários como a saga INSTITUIÇÃO PARA JOVENS PRODÍGIOS, AS GRANDES AVENTURAS DE DANIELLA e muitos outros

  • Blog do Argonauta: - Olá! Luene. Tudo bem?
  • L. L. Alves: - Tudo sim e você?
  • Blog do Argonauta: - Tudo bem. Bom, pra começar, quero dizer que é uma alegria poder conversar com você. Uma grande escritora em ascensão e tenho certeza que o sucesso está apenas começando.
  • L. L. Alves: - Agradeço a oportunidade! A alegria é toda minha. 
  • Blog do Argonauta: - Que bom. Agora, conta um pouco como surgiu essa veia literária, quando percebeu seu talento para escrever?
  • L. L. Alves: - O amor pelos livros surgiu mais ou menos aos 11 anos de idade quando conheci a série Harry Potter (sim, também sou uma potterhead louca como muitos brasileiros rs). Apenas depois de conhecer a história do bruxinho mais famoso do mundo desenvolvi a fascinação pela literatura (não que antes eu não gostasse, apenas não apreciava com tanto afinco). Então, aos 13 anos decidi que seria escritora, que faria o que a J. K. Rowling fez
    comigo: me inspirar, emocionar, divertir e ensinar sobre a vida. Depois de muitos manuscritos fracassados que joguei fora, a história de Verônica surgiu na minha mente. Uma "aborrecente", como gosto de chamar, que vive seus dramas juvenis e precisar aprender a crescer e mudar (ta aí o título do livro, "Mudanças"). Nesse momento decidi concluir um livro, pois caso contrário, desistiria do meu sonho. Não sei se acho que escrever seja um talento de fato; acredito que é um misto de inspiração, determinação, disposição e muito, muito, muito suor. Acredito que hoje eu esteja vivendo um momento ótimo da minha carreira, no quesito de lapidar o que já aprendi e estar disposta a melhorar sempre. 
  • Blog do Argonauta: - Entendi. Que bacana. Mudanças está na minha lista com certeza, assim como todos os seus livros. As grandes aventuras de Daniela, seu livro que tive a felicidade de ler, foi seu segundo livro certo? Ou a Instituição para jovens prodígios veio antes?
  • L. L. Alves: - Não. Hahaha. Escrevi outros no processo. A ordem de livros escritos não é a ordem de publicação. Meu
    primeiro livro escrito foi Mudanças, depois Sebo Fernandes (disponível na Amazon e sendo postado no Wattpad atualmente), outro livro sem título até o momento, aí iniciei a saga Instituição para Jovens Prodígios, com os títulos: A Seleção, A Traição, A Revelação e A Rebelião; por fim, As GRANDES Aventuras de Daniella e outros livros. Ao total, tenho mais de 10 livros escritos, mas até o momento apenas 3 publicados, sendo que o primeiro, Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção, está sendo republicado por outra editora.
  • Mudanças foi o segundo publicado, e esse ano lancei As GRANDES Aventuras de Daniella.
  • Blog do Argonauta: - Maravilha. Minha coleção de L. L. Alves precisará de uma estante dedicada rsrs. Fico feliz de saber.
  • L. L. Alves: - Hahaha. Sim! Espero conseguir publicar todos estes livros em físico. Por enquanto a maioria está em e-book na Amazon. É aquilo que eu digo: escrever é a parte mais fácil para mim.
  • Blog do Argonauta: - Isso é bom, para muitos, da inspiração até a conclusão de uma boa história ainda é um desafio. Depois, os desafios só aumentam, como conseguir alcançar público e publicar enfim. Agora sobre conseguir publicar, como tem sido pra você essa batalha?
  • L. L. Alves: - Para falar a verdade, é difícil e desgastante. Muitas vezes me peguei pensando: "Será que vale a pena mesmo?". Nós, autores, damos tudo de nós: investimento, tempo, dedicação e às vezes não recebemos nada em troca - e nem falo em questões monetárias, pois a maioria tem um trabalho a parte para poder arcar com os gastos. - Refiro-me ao apoio de editoras, livrarias, blogueiros e até de leitores. Diversas vezes pensei em desistir e é um pensamento recorrente quando a minha "nuvem de estimação" aparece (minha metáfora sobre a depressão). Caso não tivesse conseguido assinar contrato ano passado para a publicação de As GRANDES Aventuras de Daniella, eu teria desistido da carreira, mesmo que momentaneamente. Então, não é um dos caminhos mais
    fáceis. É estressante e requer muita coisa, sendo que a sua inspiração e "talento", como eu disse acima, são meros detalhes. Contudo, publico desde 2013 e posso afirmar que a situação está melhorando consideravelmente para nós, autores. Há mais possibilidades, apoio, interesse e foco na literatura nacional. Porém, ainda falta um longo caminho pela frente.
  • Blog do Argonauta: - Com certeza, não é nada fácil. Mas pode ter certeza que você não está sozinha nessa luta. Sei um pouco como é. E nesse caso a Amazon e Wattpad ajudam muito, na difusão dos livros ainda não publicados por uma editora que possa colocá-los numa livraria.
  • L. L. Alves: - Sim. Sim, Amazon foi a minha salvação, por assim dizer. Comecei a postar lá em 2013 e, apesar de ser um processo demorado e que demanda muita divulgação e paciência, está sendo gratificante. Quanto ao Wattpad, comecei a postar ano passado na plataforma e foi um dos motivos de conseguir a publicação de As GRANDES Aventuras de Daniella. Então também está sendo bem interessante.
  • Blog do Argonauta: - Bom, falando agora do seu sucesso que já está em pré-venda certo? Instituição para jovens prodígios! Deixe um recado para o leitor que está prestes a iniciar a leitura dessa emocionante saga.
  • L. L. Alves: - Instituição para Jovens Prodígios é meu primogênito no quesito publicação e tenho um amor incrível por esta série. Tudo foi definido antes que eu começasse a escrever, então a história é envolta em mistérios e segredos que vão sendo revelados aos poucos. A minha felicidade por vê-lo novamente em formato físico e de forma tão fácil para que os leitores comprem me deixa extremamente orgulhosa!! A saga fala sobre família, amizade e desafios. Lara Müller não tem a menor ideia do que a aguarda ao atravessar os portões da aclamada Instituição, e apenas lendo os leitores descobrirão os segredos que os mantenedores guardam a sete chaves. Espero que os prodígios se segurem firme e fiquem de olho nos detalhes - tudo está ali por um motivo. Sejam bem-vindos e aventure-se, como nunca antes!
  • Blog do Argonauta: - Estou ansioso para iniciar essa jornada junto os jovens prodígios. Bem, Luene, é evidente que você é merecedora do todo o sucesso que vem atingindo e irá muito mais longe. Eu desejo sinceramente que você nunca desista. Muitos leitores, que já conhecem você e suas obras e outros que ainda vão conhecer, ficariam desolados se você desistisse.
  • L. L. Alves: - Muito obrigada!! É esse apoio que a gente precisa para seguir em frente e não desistir!
  • Blog do Argonauta: - As batalhas são muitas, mas pra quem ama o que faz há sempre mais esperança, e a satisfação está na conclusão da obra e no reconhecimento pelo leitor de que seu livro tocou de alguma forma e mudou um modo de pensar, expandiu um horizonte, proporcionou entretenimento e emoção.
  • L. L. Alves: - Exatamente! Eu busco sempre ensinar algo para meu leitor, tirá-lo da zona de conforto, fazê-lo pensar, ver por outro ângulo, sorrir, chorar... 
  • Quero que meu livro o marque, para sempre. Fico feliz em saber que eles estão, mesmo que por enquanto, por uma pequena parcela da população. Porém, são essas pessoas que me impulsionam para cima e não me deixam cair. É a eles que tenho que agradecer.
  • Blog do Argonauta: - Fico muito feliz por ter me concedido esse tempinho pra esse bate papo.
  • L. L. Alves: - Eu que agradeço, de coração, a disponibilidade. Obrigada pelo convite, Edinei!
  • Blog do Argonauta: - Muito obrigado, também.



  • · Essa foi a entrevista com a escritora Luene Langhammer Alves, ou L. L. Alves:
  • · "L. L. Alves, nome artístico de Luene Langhammer Alves, é formada em Letras – Língua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e escreve desde os 13 anos de idade, tendo produzido mais de dez livros e diversos contos. Autora da saga fantástica Instituição para Jovens Prodígios, do romance Mudanças, do new adult Sebo Fernandes e do chick-lit As GRANDES Aventuras de Daniella pretende continuar escrevendo cada vez mais livros intrigando o mundo com seus mistérios e fantasia e nunca deixando a vontade de chegar à última página passar."
  • Livros publicados: 
  • Saga Prodígios: Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção, 
  • Instituição para Jovens Prodígios - A Traição, e 
  • Instituição para Jovens Prodígios - A Revelação; 
  • Mudanças;
  • Sebo Fernandes; 
  • As GRANDES Aventuras de Daniella. 
  • (Sendo que Instituição para Jovens Prodígios – A Seleção, Mudanças e As GRANDES Aventuras de Daniella também estão disponíveis para compra no formato livro impresso além de suas versões em ebook).





2 comentários: